terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Hyles euphorbiae

De entre as cerca de 17 espécies da família Sphingidae que estão referenciadas em Portugal, esta é uma das mais conspícuas e frequentemente encontradas. Contudo, a sua distribuição parece ser irregular sendo mais constante nas zonas de maciços calcários onde abundam plantas do género Euphorbia, de que se alimentam as lagartas, particularmente Euphorbia characias.

Os ovos são postos pela fêmea em grupos na ponta das folhas, confundindo-se com o meio.

As lagartas recém-nascidas, de cor negra apressam-se a alimentar-se da casca do ovo, sendo esta a sua primeira refeição antes de o começarem a fazer nas folhas da eufórbia.

Apesar de começarem practicamente inadvertidas para a maioria, estas lagartas vão alterando o seu padrão de coloração ao longo do seu desenvolvimento. Dado que as eufórbias são plantas altamente tóxicas e esta espécie de borboleta aproveita directamente as mesmas substâncias para a sua própria protecção, a sua fase final é bastante colorida apresentando uma combinação de cores aposemática, isto é, que alerta os eventuais predadores da sua toxicidade.


Por fim, após a fase de pupa no interior da terra, emerge a borboleta adulta, com o perfil aerodinâmico caracteristico das borboletas desta família e ao acasalar, irá reiniciar o ciclo.


4 comentários:

Rui Andrade disse...

Aquela foto das larvas de 1º instar uii, uma maravilha :-D!!

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

Todas as fases de crescimento até chegar a essa bela borboleta !

Muito bom !

Haja saúde !!!

JMorgado disse...

Excelente o blog! Parabéns!

Estas explicações tão detalhadas e a evolução faseada desde ovo até borboleta... bem só me vem excelente à cabeça...

Só podia ser um biólogo da FCUL claro! :-)

Cumprimentos João Morgado

Anónimo disse...

Boas

Ao ver este post fiquei contente por duas coisas:

-ao saber que este blogue era de um ex-aluno de Biologia da FCUL, isto porque eu sou caloiro de Biologia na FCUL eheh

-ao conseguir identificar uma lagarta que fotografei (fotografei-a no Verão, mas agora quando devia estar a estudar para os exames lembrei-me de ir procurar o que seria lol)

Acho o teu blogue interessante, congrats.