quinta-feira, 11 de junho de 2009

Borboletas Nocturnas no Parque Natural de Montesinho

De 21 a 25 de Maio de 2009 decorreram as Noites Europeias de Borboletas Nocturnas e uma equipa esteve no Parque Natural de Montesinho, expoente máximo da diversidade de borboletas em Portugal, afim de registar o que aparecia e assim aumentar e muito as espécies conhecidas para o evento (mais info AQUI) .

O resultado foi fantástico com mais de 120 espécies de Macrolepidópteros observadas em três noites por uma equipa de 5 pessoas!

São de especial realce duas espécies novas para Portugal:

Apamea crenata (Noctuidae)

Lobophora halterata (Geometridae)

E inúmeros 2º e 3ºs registos em Portugal como:

Siona lineata (Geometridae)

Hypena obesalis (Noctuidae)

Orthosia gracilis (Noctuidae)

Leucania comma (Noctuidae)

Outras espécies raras observadas:
Athetis pallustris (Noctuidae), Aethalura punctulata (Geometridae), Notodonta tritophus (Notodontidae), Hada plebeja, Pachetra sagittigera (Noctuidae)...
Mais um motivo para preservarmos esta região tão importante para a biodiversidade nacional e Ibérica além da própria cultura e as gentes que localmente são de uma riqueza enorme!

2 comentários:

mhmalhoa disse...

Parabens, Eduardo!
Deve ter sido uma noite maravilhosa!
mhclode

anareis disse...

Querido(a) novo(a) amigo(a), estou precisando muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs:Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode doar computadores usados. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção