sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Iberodorcadion brannani

Após uma longa ausência de vários meses por diversos motivos, resolvi reiniciar a publicação aqui no blog onde prometo ser mais assíduo e menos extenso no que escrevo, dando maior privilégio à fotografia. É mais atractivo e simples para todos.
Entretanto soube que o meu modesto blog teve um prémio do meu amigo Ivo Rodrigues (Ver blogues Serra da Adiça e Orquídeas Além-Tejo, mesmo aqui ao lado), o qual agradeço ;-) !

Pelos rasgados elogios também agradeço ao meu amigo Humberto Grácio pela mensagem que escreveu no dia 15 Janeiro 2009 no seu blog pessoal (também aqui ao lado). Sem vocês o conhecimento do mundo natural neste cantinho da Europa não avançava com o rigor e ritmo que verificamos actualmente. Eu e os nossos descendentes agradecemos!

Recomeço então com a apresentação de uma espécie de escaravelho da família Cerambycidae endémica de Portugal:

Iberodorcadion brannani (Schaufuss, 1870)

Esta espécie é endémica do maciço central da Serra da Estrela onde apenas ocorre acima dos 1200m de altitude. É um pequeno escaravelho terrestre encontrado debaixo de pedras e caminhando nos prados pedregosos entre os zimbros e os piornos.
Algo dificil de fotografar pela sua cor negra, é uma componente importante que interessa preservar, dado que pela sua reduzida área de distribuição mundial e ameaças (alterações climáticas, destruição de habitat, etc) se encontra em risco.

1 comentário:

Rui Andrade disse...

Lindo, lindo!! Nunca vi...